sábado, 7 de maio de 2011

TEMA: NOSSAS AÇÕES SÓ TÊM REAL VALOR PARA DEUS, SE AS MESMAS, FOREM MOTIVADAS PELO AMOR.

Texto Bíblico: Sentando-se Jesus em frente do gazofilácio, observava como o povo deitava ali o dinheiro. Ora muitos ricos deitavam grandes quantias; mas vindo uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valem um quadrante.Chamando seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais no gazofilácio que todos os ofertantes,porque estes deram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, tudo o que tinha para o seu sustento.(Marcos 12:41-44)

O texto Bíblico em foco mostra-nos que o critério que Deus usa para medir o valor do que ofertamos monetariamente para o bom andamento de sua obra, está não necessariamente no montante da contribuição, Mas sim, na quantidade do sacrifício e amor que e essencial em qualquer coisa que realizarmos. Nota que a motivação dos ricos referido no texto em ofertar grandes quantias se resume única e exclusivamente em estar-lhes sobrando dinheiro. Ou seja, era uma oferta que não exigia deles nem sacrifício e muito menos amor, pois, na verdade, o que estavam ofertando era dinheiro que eles não tinham nem o que fazer com ele. Já a oferta da viúva custou-lhe todo o seu sustento. Ela deu tudo o que tinha. Isto só se tornou possível, em razão da motivação dela em ofertar esta diretamente relacionado ao amor que ela nutria por Deus. Por este motivo, Jesus disse que o valor ofertado por ela excedia ao valor ofertdo pelos ricos. Este mesmo princípio pode ser aplicado a tudo que realizamos para Deus e nosso próxímo. Pois o mesmo julga o trabalho que realizamos, não pelo seu volume, influência ou sucesso. Mas sim, sobre o que tem nós motivado a realizar nossas atividades cada um em seu campo de ação. A importância que Deus da em relação a termos motivação correta no exercício do que realizamos tanto no contexto espiritual como também no secular e tanta que por instrumentalidade do apóstolo Paulo, deixou registrado para nós no texto bíblico que segue-se dizendo:

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. (1Co 13:1-3)

E prudente salientar que tanto o texto que da ênfase as ofertas entregue no templo, como também o registro deixado por Paulo, nos da uma noção de como tem pessoas que a despeito do muito que tem realizado tanto no aspecto espiritual como no secular, tem impressionado muitas pessoas. Entretanto, impressão nenhuma tem causado em Deus. Pois este que sonda os corações, sabe com precisão, quando nossos feitos estão sendo realizado com motivação que visa somente a auto promoção, o reconhecimento humano, posições de destaque na igreja, exclusivismo, aplausos, lucros financeiros e outras series de desejos que muitos querem obter cuja origem esta relacionada com puro egocentrismo. Segundo Paulo enfatizou: Você pode fazer muito no contexto espiritual! Porém, se o combustível que tem movido tua vida não for o amor, para Deus não tem valor nenhum. Da mesma forma, no contexto secular, pode-se distribuir todos bens para o necessitado. Pode-se ate esta disposto a morrer por uma causa justa, mas se a essência da motivação não for amor, para Deus não tem valor nenhum. E compreensível entender este posicionamento de Deus. Observe o texto bíblico em que o evangelista João diz assim:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.(João 3:16)

Deus e amor, e como tal, Ele só age por amor. No versículo acima esta claro, que pelo fato d’Ele nós amar, enviou seu filho Jesus para morrer em nosso lugar, possibilitando a todos os que crêem o direito de salvação. Em razão de Deus agir única e exclusivamente baseado no amor, Ele só aceita aquilo que cada um de nós realizamos, se estiver relacionado diretamente com o amor. Portanto, procure crescer na obra de Deus. Dentro da sua área de atuação faça o máximo que você puder, sem contudo esquecer que o combustível que deve movimentar a tua como a minha vida, chama-se amor. Amem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário